sexta-feira, 29 de julho de 2011

Midialivrismo


Mas, o que é ‘midialivrismo’? É a prática do conteúdo midiático trabalhado numa realidade próxima daquele que o produz, como por exemplo, um jornal de bairro cujo expõe problemas e soluções locais, ou um vídeo no youtube que mostra o trabalho de um grupo de dança. Não existem ‘amarras’ e produções engessadas ou padronizadas, o indivíduo produz seu conteúdo através das ferramentas disponíveis e dissemina seu olhar, sua realidade. Uma das principais ferramentas de disseminação desses conteúdos é a Internet; que consequentemente, acaba por promover a democratização da cultura e informação, permitindo a divulgação desse material independente.

O midialivrismo compreendido à partir de uma visão socio-cultural, torna-se um promovedor de valores socio-educativos e humanos, já que permite o indivíduo expor sua realidade para o mundo. Valorizando a diversidade cultural e fomentando a sensibilização quanto essas diferentes realidades.

Outro fator extremamente interessante dentro do midialivrismo, é a possibilidade de exercício da comunicação colaborativa e da divisão do trabalho coletivo, como vemos presente na oficina oferecida pelo Festival Gramophone 2011. Ao terminarmos as discussões sobre ‘midialivrismo’ e outros assuntos de cunho coletivo e social, um único grupo foi dividido em vários pequenos grupos de trabalho possibilitando uma maior cobertura do evento e uma diversidade de olhares.

Confiram os conteúdos.





 Texto: Bárbara Ramos e Leandro Goulart

A Oficina de Midialivrismo, ministrada por Veronica e Flávio (Cháchá), é mais um “filhotinho” do Festival Gramophone, que está acontecendo no Casarão Nho Quim Drumond, localizado na Praça Alexandre na cidade de Sete Lagoas/MG.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário