terça-feira, 19 de julho de 2011

SABOR DE BAR

Começa neste sábado à tarde a sétima edição do festival cultural e gastronômico Sabor de Bar, já considerado como o principal evento dedicado aos bares realizado em Sete Lagoas. A abertura será no Skina II, no bairro Boa Vista – próximo à Igreja Santana. O bar anfitrião, dirigido por Nilton Lopes da Silva, foi o vencedor do ano passado do prêmio principal, o melhor tira-gosto. O homenageado de 2011 será um dos principais escritores da literatura nacional, Guimarães Rosa, natural da cidade vizinha Cordisburgo e personagem importante na cultura literária do Brasil e, principalmente, de Minas Gerais. E como Cordisburgo também é conhecida como a terra da abóbora, todos os tira-gostos devem ter a abóbora como ingrediente. A realização é do Jornal SETE DIAS sob direção da promotora de eventos Paula Renata Alves.

A programação de sábado está cheia de atrativos. Ao contrário da carreata que acontecia sempre no primeiro dia do festival nos anos anteriores, este ano a festa contará com uma cavalgada com mais de 50 cavaleiros. A idéia partiu da comissão de organização do evento e vai agregar ainda mais valor à homenagem a Guimarães Rosa. Dentre os cavaleiros está o único remanescente da cavalgada de Guimarães Rosa pelo sertão mineiro, que deu origem à consagrada obra “Grande Sertão: Veredas”. Trata-se do tropeiro Francisco Guimarães Moreira, o Criolo. Ele é primo do escritor homenageado este ano pelo festival. Os cavaleiros saem às 15h do Socorro Franbé, passam pela avenida Norte-Sul até a orla da Lagoa Paulino. De lá, sobem a rua Lassance Cunha em direção ao primeiro bar a ser visitado, o Skina II. No local, haverá show com o grupo “Os Ronaldos”.

A visitação da caravana também ganhou novos contornos. Este ano, a equipe da boemia foi dividida em dois grupos, batizados de Manuelzão e Miguilim. Cada um visitará 10 bares participantes, sempre em dias alternados. O período de votação vai até 14 de agosto. Além do voto popular e da caravana, também há o júri oficial. “O tradicional guia do festival pode ser retirado em todos os bares participantes. Nele, os apreciadores podem se informar sobre os bares participantes e respectivos endereços e localização, tira-gostos concorrentes, valores e atrações culturais”, explica Paula Renata Alves.

O site da edição 2011 entrará no ar no dia da abertura (www.sabordebar.com.br) e este ano, o festival também contará com um perfil na rede social Facebook, com atualizações constantes das novidades e notícias do evento. “Durante o festival haverá diversas intervenções culturais, em dias alternados, nos bares concorrentes. Dentre elas, viola caipira e performances teatrais”, conta a coordenadora . A festa de encerramento, O Butecão, está marcada para o dia 20 de agosto, no estacionamento do Centro Universitário Unifemm, espaço que vai comportar melhor o público em mega-estrutura. Na oportunidade serão conhecidos o melhor tira-gosto, a cerveja mais gelada, o melhor atendimento e bar de melhor higiene (sanitários). Confira os bares participantes e respectivos tira-gostos concorrentes:



BARES PARTICIPANTES

BAR QUINTAL DA ROSA
5° Pecado - Fígado bovino, jiló, abobrinha italiana com molho picante de gengibre.


BAR CABANA DO PEIXE
Aborití - Bacalhau com purê de abóbora moranga e condimentos.

KIRINA’S
Abóbora no Lombo - Lombo recheado com farofa de abóbora italiana e creme de abóbora moranga

LAGOA ESPETOS 
Agora é Noz - Nozinhos de peixe frito, molho de abóbora e purê de batata baroa.

NOSSO BAR 
Pastel do Budre - Pastel de angu com carne seca, requeijão e molho de abóbora.

BAR PÃO COM BOLA 
Redemunho do Rosa - Almôndega à milanesa com abóbora ao molho agridoce, batata em bolinha frita com molho tártaro.

BAR DO TILAPA
Patácio - Espetinhos de lombo, contra filé, calabresa e coração de frango, acompanhados de abóbora Itália recheada com presunto e mussarela e molho de hortelã.
 
BAR DO SASÁ
Prato Concorrente: Pé no Rabo com Jerimum - Joelho de porco com rabada, farofa de abóbora itália com bacon, alho, cebola e moranga em cubos.

BAR CHAPARRAL
Serventia de Miguilim - Torre de abóbora recheada com peito de frango grelhado com caturipy.

BUTEKO
Sorôco, sua mãe, sua filha - Carne de sol com queijo parmesão pachá na cesta de parmesão e molho de abóbora picante.

CHOPERIA MAMUTE
Mamute Caipira - Carne de porco com bolinho de mandioca, abóbora à milanesa e creme de requeijão.
 
BAR SKINA II
Escondido é uma delícia - Bolinho de carne recheado com purê de abóbora.

BAR GUEDES
Matula - Carne de sol na manteiga de garrafa com abóbora moranga, bacon e requeijão.

BAR DELLAS
Balaio à Guimarães - Carne Seca refogada na manteiga de garrafa e vinagrete de jerimum.

CHUMBREGAS 
Cozidinha à L`abobrinha - Carne de boi, linguiça calabresa, bacon, cerveja preta, abóbora e torrada.

MALAGUETA
Passa boi, passa boiada - Abóbora moranga recheada com garrão, cebola, azeitona e requeijão, acompanhada de carne frita e molho especial.

PARRILLA
Pirão do Manuelzão - Pirão de abobrinha com cebola picante, bacon, azeite de pequi, farofa de carne de sereno desfiada e puxada na manteiga de garrafa, cebola roxa e cheiro verde, queijo coalho pincelado de geléia de pimenta.

PEXIM
Pira na Moranga - Filé de Piramutaba, cebola na cerveja, tentação na abóbora e creme especial.
 
SKINA BAR
Coninho - Canudos recheados com bacalhau e creme de abóbora, acompanhados de cubinhos. de queijo

ARRAIAL DO TIJUCO
Filé do Tijuco - Filé mignon ao molho de mostarda dijon e mel com torrada de abóbora.

http://www.setedias.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário